Amigos na Quarta Colônia


Dizem que quando a companhia é boa, a gente nem mexe no celular, e ouso dizer que é verdade... Nesse final de semana recebi alguns amigos na região central e tivemos tão bons momentos que quase não batemos fotos! Meus amigos vieram de Marau e Casca, cidades próximas a Passo Fundo, para me visitar em Santa Maria. Aproveitaram também a proximidade com as zonas de livre comércio na fronteira do Brasil com o Uruguai e garantir as bebidas para o casamento deles, que acontece daqui uns meses. Partimos cedo no sábado para Rivera (UY) que faz divisa com Santana do Livramento. Acho que podemos nos considerar guerreiros de enfrentar compras com chuva e um retorno que tornou a estrada até perigosa. Confesso que o bom humor dos companheiros fez tudo ficar mais leve, e que eu estava com saudades da estrada, portanto, nem foi tão difícil assim viajar no banco de trás, hehehe... Para completar minha alegria, fui convidada para ser madrinha de casamento deles!!! Imaginem o quanto estou feliz!!! Eu chamaria o sábado de turismo de compras, e o domingo de turismo propriamente dito, e é sobre domingo que eu quero compartilhar dicas para os amigos da região central...
Antes mesmo de sair do hotel eles tiveram uma bela surpresa: da janela do quarto do hotel eles descobriram que estavam a poucos metros da Vila Belga, um dos pontos turísticos de Santa Maria (foi a primeira região habitada da cidade, onde os construtores belgas das linhas do trem moraram e auxiliaram no desenvolvimento logístico do nosso RS, vale a pena pesquisar e conhecer essa história!). Depois, fomos de Santa Maria ao Recanto Maestro. Lá tivemos o privilégio de ter um "guia local", meu pai, que é morador e professor, e que nos guiou com as histórias e perspectivas de crescimento daquele local, culminando num farto almoço no Di Paolo, com direito a presença do próprio Paulo Geremia, dono do local. Saindo do Recanto, fomos conhecer o povoado de Vale Vêneto, a gruta Nossa Senhora de Lourdes, e seguimos pela estrada vicinal até Silveira Martins, para conhecer o Monumento do Imigrante. Confesso que o motivo de não ter tirado fotos foi que para mim é muito perto tudo isso, e emocionalmente vivo contar essa história pois escuto desde pequena o significado desses locais para a cultura italiana - o Monumento do Imigrante celebra o local onde foi construído o "barracón", ou barracão, onde repousaram a primeira leva de imigrantes vindas da Itália que deu início ao povoamento da Quarta Colônia de Imigração Italiana (até o fim do ano será construído um site do Museu de Arte Sacra de Vale Vêneto, que conta com 10.000 itens do acervo histórico da região). Dali, viemos por Arroio Grande, outro distrito bucólico que vale a pena conhecer por ser berço de fábricas de facas. Pena que as fábricas e lojas estavam fechadas hoje, os gaúchos metidos a "bons churrasqueiros" devem fazer uma visita e escolher uma boa faca para cortar carne! De volta a Santa Maria, eles partiram para Marau e Casca, e eu voltei pra casa, para escrever este relato para vocês! Espero que gostem e queiram visitar nossa região central. Quem precisar de uma guia, conte comigo! 


Sheila, Ana Arlete, eu e Anderson, na Faculdade Antonio Meneghetti (Recanto Maestro, RS)

Gruta Nossa Senhora de Lourdes (Vale Veneto, RS)


RESUMO DA SEMANA:

Santa Maria a Santana do Livramento - 245 km
Santana do Livramento a Santa Maria - 245 km
Santa Maria a Recanto Maestro - 36 km
Recanto Maestro a Silveira Martins - 12,5 km
Silveira Martins a Arroio Grande - 11,5 km 
Arroio Grande a Santa Maria - 15 km

Comentários

  1. Estar com amigos, torna o caminho feliz♥️

    ResponderExcluir
  2. Passeios com amigos é tudo de bom. E com você deve ser ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Final de semana maravilhoso. Ótima companhia e lugares visitados fantástico. Muito obrigado pela oportunidade minha comadre Nonô

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!