Trilha Sonora



"There's a light that never goes out"

"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." 
[Friedrich Nietzsche]


Minha "formação" musical é muito eclética. Cresci ouvindo sertanejo por parte de mãe e música clássica por parte de pai. Tive uma prima com excelente gosto musical para compensar a péssima rádio da cidade onde eu morava, e o difícil acesso a materiais decentes na era pré internet. Mesmo assim, sempre gostei de música. O cantor e compositor gaúcho Duca Leindecker disse uma vez em uma entrevista que "a vida perfeita depende da trilha sonora que tu dá pra ela", e eu confesso que achei sensacional. Como todo mundo, associo canções a determinadas fases da vida, ou a determinadas pessoas, e acho que a vida não teria a menor graça sem canções. Frequentei aula de técnica vocal por quase três anos na tentativa de aprender a cantar e perder um pouco da minha vergonha de falar em público, como já contei aqui esses dias. E meu professor quase foi à loucura com as novidades que eu levava pra aula, desafiando ele e minhas oitavas constantemente. Shana Muller, Shakira, Julieta Venegas, Luiz Marenco, Mafalda Veiga, Nenhum de Nós.... Sou apaixonada por música latina! Eu tento dividir minhas playlists por categorias, mas não é tão difícil encontrar Whitesnake e Aretha Franklin, ou James Bay e Ivete Sangalo reunidos em uma trilha sonora decente. Acho o rock gaúcho um dos mais brilhantes, e tenho uma queda absurda pela melancolia do Indie e algo do Folk. Mas não me abstenho de cantar e até dançar um sertanejo, porque afinal, a vida agronômica e o sertanejo tem uma ligação muito fortes, bem como nossa música nativista, que pra mim é uma poesia cantada. Gosto inclusive de cordel cantado, porque acho nossa cultura brasileira riquíssima. E uma música clássica tem sua hora, porque não?! Um dia ainda pretendo apreciar uma ópera ao vivo! E em minha saga para preencher um pen drive para minhas viagens, eu lembrei que tinha um amigo DJ. Então aprendi que existem dois tipos de DJ: os que pegam coisas prontas e tocam elas juntas, e os que fazem música, reunindo conhecimento e técnica para criarem música, de verdade. Marcio me mostrou de quantas coisas uma música é composta, o que me ajudou a entender um pouquinho mais da riqueza desse universo. Como esse blog é para, entre tantas coisas, compartilhar coisas legais, pedi pro Marcio para colocar aqui o link da Mix Cloud dele, para quem quiser ouvir ou baixar alguns sets dele. Ok, confesso, sei alguns decorados porque foram meus companheiros em tantas viagens, e atualmente Marcio está tocando um projeto chamado Brazilian Voices, em que ele acertadamente está valorizando e tocando bastante vozes do nosso Brasil  em composições bem animadas. E pra começar um dos meus preferidos:

Marcio Mirailh - Lounge Itapema 2015

Marcio Mirailh - Live at Café de La Musique

Marcio Mirailh - Lounge Itapema 2016

Marcio Mirailh - Brazilian Voices


E você, tem algo legal para nos indicar?! Tem uma playlist legal no Spotify?! Me sigam e façam recomendações, eu adoro música!!!


Comentários