10 Mandamentos


1) Olharás o trajeto
Seja no GPS do telefone, no Google Maps em casa, ou em qualquer aplicativo que você use, calcularás a quilometragem, pensarás em quanto tempo fará a viagem. Uma viagem de noite é totalmente diferente de uma viagem de dia. Preparo é fundamental, então pensarás sobre a viagem.

2) Dormirás adequadamente na noite anterior
Parece fácil dirigir de ressaca, cansado, preocupado, mas não é. Para dirigir é preciso estar descansado, de preferência com a mente tranquila m. Uma noite adequada de sono é indiscutivelmente necessária. Não tente o contrário.

3) Farás a manutenção do veículo
E não falo apenas da recomendação pelo manual. Com muito orgulho, completei 105.700 km num veículo 1.0 popular sem furar um pneu. Não existe segredo, a cada abastecimento eu calibrava também os pneus, fosse uma vez na semana ou uma vez a cada dois dias. Água, óleo, também são itens fundamentais. Barulhos e apitos no carro também são importantes de serem levados a sério. Verifique tudo antes de iniciar o trajeto. Isso inclui saber trocar o pneu caso necessário.

4) Não viajarás em silêncio 
OU "Farás uma playlist". Em trechos curtos, eu até tolero falta de música. Mas trechos longos?! São mais de 700 músicas atualmente no meu pen drive, que vão de tango ao indie rock, do nativismo aos podcasts de dieta, e mais o Spotify off-line conectado via Bluetooth no som do carro. Não saio sem música! E em último caso, eu canto, ensaio palestra, reviso conversas antigas, recito poesia...

5) Não escaparás das gambiarras
Minha atual invenção: carregador de telefone e borracha de dinheiro. Fiz uma gambiarra maravilhosa e prendo o telefone na direção com borracha de dinheiro, pra não ter perigo de derrubar ele ou desviar atenção da estrada, seja pra trocar de música, seja pra visualizar a rota do GPS. Mais que isso, melhor desativar os dados do telefone pra não correr o risco de tirar atenção da estrada. Carregador de telefone hoje em dia é item de série também.

6) Beberás água
Quem dirige muito não pode descuidar da hidratação. Por ser mulher, não paro muito em postos de gasolina a noite, espero chegar ao meu destino muitas vezes pra ir ao banheiro, que dirá me alimentar. Mas não abro mão de me hidratar, e dirigir com fome é perturbador. Quando saio de locais conhecidos levo frutas, tenho potes de nuts comigo, mas também mantenho barras de cereais e biscoitos. E garrafas de água de 1,5 L. E balas. Minhas amigas me chamam de uber, mas melhor ter e não precisar do que precisar e não ter!

7) Vestirás adequadamente
Terás um casaco e chinelo guardados no carro; e roupas confortáveis. Sempre tenho um casaco extra no carro, pois embora sempre carregue mala, às vezes preciso colocar o ar bem gelado  no rosto pra me manter desperta. E pra dirigir longe não é possível sapatos lindos e desconfortáveis. Geralmente uso botas e botinas, mas às vezes também consigo usar tênis ou um chinelo. Pés descalços se preciso, mas conforto é item de série!

8) Não andarás mal acompanhado 
Se puder escolher, é melhor então andar só! Muitas vezes eu tenho o imenso prazer de levar pessoas ilustres de um lugar pra outro (eles vão aparecer aqui, eventualmente). Mas uma companhia chata torna a viagem, inevitavelmente, chata. Evite! O(a) co-piloto(a) tem que saber servir mate, alcançar as coisas, facilitar a vida do piloto. E contar histórias boas, é claro!

9) Não esperarás à toa
Tenha algum livro, bloco e canetas. Eu carrego sempre livros, porque muitas vezes meu trabalho inclui esperar ser atendida. Gosto de imprimir artigos técnicos, para ler enquanto espero também. Canetas e papéis para anotar, pois a estrada rende muitas ideias boas! (Este post, por exemplo, surgiu enquanto eu retornava de uma palestra).

10) Não serás pego de surpresa
Terás mapa em papel (porque nem todo lugar pega internet), canivete, escova de cabelo, filtro solar, repelente, papel higiênico.... Itens básicos de sobrevivência no mundo agronômico (desconfio que na selva de pedras também).

E você, quais seus mandamentos de viagem?! Me conta!
Hoje vamos inaugurar uma das muitas participações especiais por aqui, vou começar com um colega que também faz muitos e muitos quilômetros na estrada, Alexandre Cantarelli, e seus registros da estrada. Xande, valeu por compartilhar!

"No rumo das casa"
"Contraponteando o silêncio"

"Demoro mais do que quero... Mas alço a perna sem medo"
"Dias sem fim"












Comentários

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!