A Estrada Verdadeira

       

           A cumplicidade que eu sinto com o astro rei permeia minha vida profissional. Gosto de ver o Sol nascer, o Sol se pôr, gosto da cor que ele acrescenta às plantas e à paisagem. Muitas e muitas vezes vejo ele nascer já na estrada, e é sempre momento de agradecer pela existência. Quando vejo ele se pôr, também agradeço por mais um dia de oportunidades. Como dito desde o princípio, eu passo bastante tempo na estrada, dirigindo pelo estado em que nasci, o Rio Grande do Sul. Já sei praticamente decoradas as mais de 700 canções que variam no meu pen drive, então também dirijo em silêncio, para ensaiar minhas falas em palestras e raciocinar. Pensar. Refletir. Fazer brainstorming, ou “toró de parpite”, como se diz por aí.
Eu já viajava antes, afinal, me formei a cinco anos em Agronomia e tive outros empregos nos quais viajava, mas bem menos. Então, em reflexões ao longo destes dois anos de multinacional, creio que encontrei minha própria Verdade. Não se trata de religião, nem ciência, nem auto ajuda: se trata do compilado de coisas que eu acredito, que traduzem minha Verdade.
Somos ensinados a acreditar e a temer muitas coisas, desde pequenos. É preciso dizer que não existem culpados, mas começa quando começamos a entender o mundo, às vezes bem antes quando a gente é batizado e nos obrigam a frequentar missas e a acreditar num certo tipo de Deus, todo poderoso e vingativo, que pune nossos excessos com castigos horríveis. Não bastando nossos pais (que também foram criados nesse andor) as escolas também perpetuam essas crenças. Veja bem, não estou nomeando culpados, mas estudei todo o ensino fundamental e médio em escolas católicas, e nunca me apresentaram um Deus com o qual eu me identificasse. Ou uma teoria que apaziguasse meus anseios. Eu tive que estudar e sofrer um tanto para chegar num resultado que me agrada: Acredito numa força superior, mas posso mudar o meu Destino se mudar meus pensamentos e ações.
Alguns chamam de “Superar o Determinismo”, alguns autores vão falar em Sorte e Boa Sorte, outros vão enfatizar a meritocracia, o Budismo vai falar em Karma, e outros em trabalho árduo, mas o fato é este: tudo que nos acontece depende única e exclusivamente de nós mesmos. A melhor auto ajuda é olhar no espelho e ajudar a si mesmo a descobrir quem você é na sua essência, e trabalhar pra trazer isso à tona. Eu sou resultado do que construo diariamente. Pablo Picasso já dizia que “a inspiração existe, mas precisa encontrar você trabalhando”. Isso não me exime de me comunicar com a Força Superior que eu acredito e ser grata todos os dias pela minha vida e pelas coisas que a compõem. Mas vamos combinar que Signo, Conjunção Estelar, seu sobrenome e o bairro que você nasceu não podem ser os limites da sua existência. “Ah, eu nasci assim”, não pode ser desculpa para você se conformar e não arriscar ser melhor. Isso serve pra quem nasceu rico e pra quem nasceu pobre. Por muito tempo eu achava que meu temperamento explosivo era assim e as pessoas deveriam me aguentar. Uma tremenda imaturidade, isso sim! Se você quer ser tratado com respeito e gentileza, seja uma pessoa melhor, digna de receber estes tratamentos dos demais. Desculpa, mas se você é de Áries eu não vou aguentar sua arrogância, seja você meu cliente ou meu melhor amigo. Seu sobrenome não determina até onde você pode chegar, sua vontade de vencer, sim. Todo mundo nasce com limites e talentos, e a busca por equilíbrio vai durar a vida inteira, minimizando alguns e maximizando outros. Eu acredito em mudança pra melhor, acredito em fazer por merecer, acredito em tentar, tentar, tentar. Mas tentar de verdade, dando seu melhor. Não se compare com ninguém, mas com o melhor que você mesmo pode ser. Se esforce, busque sua própria Verdade. Talvez demore a vida inteira, mas você tem algo melhor pra acreditar, do que em Si Mesmo?!



RESUMO DA SEMANA:

Passo Fundo a Campo Novo, à trabalho (210 km)
Campo Novo a Derrubadas, para conhecer o Parque do Turvo e o Salto do Yucumã  (100 km)
Campo Novo a Santa Maria (240 km)
Santa Maria a Santiago, à trabalho (160 km)

Maior queda longitudinal do mundo, o Salto do Yucumã fica localizado no município de Derrubadas (RS),
dentro do parque do Turvo, uma grande área de preservação ambiental.

Com 1,8 mil metros de comprimento, o salto pertence, na verdade, ao país hermano, Argentina. Nesta época em que visitamos o rio Uruguai estava bem alto e não pudemos ver a queda muito grande, e mesmo assim já era lindo!

Do hotel onde estou hospedada é possível ver o novo pórtico da cidade de Santiago, terra dos poetas.


Então, gostaram?! Espero que sim! Em breve trago novidades da vida estradeira pra vocês! Bom domingo!

Comentários

  1. Lendo esse primeiro, imagino tua voz falando tudo isso, sensacional.
    Ta MARA!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, o texto está fantástico como tudo o que vc escreve e toca!!! But, a pessoa resolveu instigar uma ariana neh...até acho que foi meio de propósito hahahaha, mas ao se deparar com algo que não for da tua natureza, antes de desistir, mostre tua humildade e cative lindamente o ariano ou qualquer outro signo do zodíaco!!! Te amo Super beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!