Liberdade, liberdade




"Conhece a ti mesmo", diz um dos mais famoso filósofos da Antiguidade. Isso não quer dizer conhecer Somente nossas qualidades e partes boas. Conhecer a si mesmo inclui conhecer nossas partes difíceis, defeitos, vícios. Conhecer nossas reações diante do inesperado. Conhecer os mecanismos que despertam nossos desejos e sonhos, que nos dão coragem pra luta ou serenidade para recuar. Por muito tempo pensei que ser livre significava não me prender a conceitos, deixar correr solto tudo que eu pensava e sentia, e me permitir ser espontânea, escolher sem pensar. Mas acabei descobrindo que a liberdade pode ser uma faca de dois gumes: enquanto ela me liberta da opinião alheia, dos (pré) conceitos, ela também pode tornar medíocre, no sentido de desmerecer uma estratégia mais concreta. Liberdade também precisa ser exercida com responsabilidade, ou seja, ser livre deve me levar a escolher com sabedoria. Eu me enganei muito tempo achando que ser livre não combinava com ser disciplinada. Até que entendi que para ser livre, para não ser escrava dos meus próprios caprichos, eu preciso conscientemente me esforçar para ser melhor, para ser mais inteligente, para não me prender em uma liberdade enganosa, que na verdade, desmerece o esforço. Isso tem me levado a refletir sobre muitas escolhas que venho fazendo, financeiras, alimentares, sociais, emocionais, profissionais. 
Talvez pra alguns, liberdade signifique ansiedade, afinal, são tantas as possibilidades. Pra mim, tem me levado a refletir sobre estratégia. Já que sou livre, posso escolher onde quero chegar e também como quero chegar, se por acaso ou preparada. Isso me remete a um livro que li há um tempo atras chamado "A boa sorte". O livro me impactou muito, pois através de uma fábula, percebemos a diferença entre Sorte e Boa Sorte. Sorte é aquilo que muitos acreditam que cai do céu, acontece aos iluminados; porém Boa Sorte é aquilo que se constrói, através do esforço diário em ser melhor. Não falo apenas de trabalho: pergunte a um atleta o quanto ele treina para ser o melhor; a alguém que faz dieta, a uma mãe dedicada ao seu bebê, a alguém que estuda pra concursos... Será assim tão difícil trocar os prazeres imediatos por felicidade duradoura?! Confesso que estou me esforçando muito para trocar prazeres fugazes por felicidade a longo prazo, estudando mudar algumas estratégias.


RESUMO DA SEMANA:
Passo Fundo a Água Santa - 60 km
Passo Fundo a Tupanciretã, Tupanciretã a Santa Maria - 214 km, 126 km



Comentários

  1. Esse livro apesar de pequeno nos enriquece com muitos ensinamentos. Todos deveriam ler.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!