Merecer mesmo os dias ruins

Reler um trecho de um livro, uma poesia, beber um café...

Ninguém que eu conheço é imune ao erro, ou otimista o tempo inteiro. É do ser humano ter altos e baixos. A gente tem dias de ouvir o despertador e antes de abrir os olhos pensar "quais as consequências de virar pro lado e continuar dormindo?!". A gente também tem dias de acordar antes do despertador e pular da cama alegre pelo dia que vem pela frente. Normalmente meus dias de alegria são maiores que os de preguiça, porém o que eu faço no dia de preguiça?! Eu me espreguiço um pouco mais, capricho mais no café e penso nas razões porque comecei. Penso em tudo que eu conquistei, nos amigos que o trabalho me trouxe, e me concentro nas dificuldades que superei. Respiro fundo e encaro o dia, com o dobro de cuidado, porque o Diabo mora nos detalhes. E olho com mais atenção pra paisagem, porque aquele Deus que eu acredito nos deu uma natureza espetacular, e as paisagens da estrada me fazem sorrir. Nesse dia difícil também gosto de conversar com alguém bem prático, se for alguém "de fora", tanto melhor. As pessoas que moram no campo tem uma simplicidade e contato maior com a natureza. Mas eu nem sempre consigo estar perto dessas pessoas na minha rotina. Então, em um desses dias, uma profissional extremamente atarefada e acelerada me contou que aprendeu num curso a colocar os problemas num papel, anotar numa agenda, porque tudo isso que nos incomoda hoje dificilmente será problema daqui um tempo. Relativizar as coisas, tirar o problema do centro das atenções. Tem um ditado que diz "se a gente soubesse os problemas dos outros, ainda escolheria os nossos próprios". Estou trabalhando sério para me desvencilhar da ansiedade, do sofrimento por antecipação.  Sofrer por antecipação não resolve o problema. Planejar e traçar estratégias talvez ajudem mais. Aliás, estar preparado para os momentos de crise eu acredito que ajude, é um dos motivos porque leio tanto. 
Então, nos dias difíceis, de tristeza, eu gosto de conversar com as pessoas, como falei anteriormente. Mas também gosto de caminhar ao ar livre, mesmo que seja na rua de uma grande cidade, respirar fundo num trajeto qualquer. Isso não aprendi lendo em lugar nenhum, aprendi vivendo e observando minhas próprias experiências. Cheirar uma Flor, brincar com crianças, escrever uma poesia, colocar os pés na terra, ou em água corrente, abraçar uma árvore. Cada um tem sua receita pra se retomar. Visitar uma cafeteria nova, reler um trecho de um livro preferido, abraçar um amigo, arrumar nosso canto, fazer o possível para merecer aquele dia, mesmo que não seja o melhor dos dias. Pra viver não precisa teoria ou protocolos; viver só se aprende vivendo! 

RESUMO DA SEMANA:

Santiago a Capão do Cipó, à trabalho (60 km)
Santiago a Campo Novo, à trabalho (265 km)
Campo Novo a Santa Maria, Santa Maria a Restinga Seca, à trabalho (260 km, 58 km)
Santa Maria a São Sepé, à trabalho (61 km)

Hoje também trago uma dica da estrada, para quem circula pela região central do RS, um paradouro bem interessante, na margem da BR 287 (Rodovia da Integração, 204 - Zona Rural de Jaguari):

Vinhos Dalla Valle, uma casa de pedra onde são produzidas delícias caseiras. Adoramos este lugar!

Doces, geléias, compotas, rapaduras, hmmm...

Os doces de batata estavam esfriando no vento quando passei lá.

Parreiras para produção de vinho colonial, também vale a pena, é muito bom!

Restos da antiga ponte sobre o rio Vacacaí, tradicional na paisagem de quem vai de Santa Maria a São Sepé.


E você, o que faz pra tornar um dia melhor?! Como faz pra se retomar?! Me conta!

Comentários

  1. Geralmente eu peço a Deus força e coragem para não desanimar. Mas também boto um rap do Racionais pra escutar bem alto, isso me ajuda a focar, ficar centrado.

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que é complicado hoje em dia? Com a falta de tempo, procuramos a comida para dar prazer!!! Comer salada??? Kkkkkkk naaaaoooooo. Dá-me um hambúrguer, please???
    Mas eu sei que tenho que mudar esse hábito. Confesso!😜
    Você me fez lembrar de várias coisas que já fiz para tornar o dia mais feliz....
    #ficaadica novamente.... rsrs⚘👐

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!