De que são feitos os sonhos?!


Poetas dizem que sonhar não custa nada, mas eu acredito que sonhar e não realizar custa muito. Afinal, sonhar pequeno ou grande demanda a mesma energia, somos nós que escolhemos o tamanho dos nossos desejos. Todos trazemos dentro de nós a vontade de sermos mais, sermos melhores, sermos maiores do que nossas asas podem suportar. Porém há quem entenda desde cedo que tornar esses sonhos realidade custa muito, e eu não estou falando de dinheiro. Custa empenho, custa escolhas, custa dedicação, custa o quanto você está disposto a arriscar. Vejo minha geração insatisfeita com a carreira que escolheu, com os resultados que obtém, mas vejo poucos investindo em mudar, em tornar seus sonhos realidade. Acomodados a levar uma vida sem emoção, ou muitas vezes, amedrontados com todas as críticas ao seu redor. Quando a gente usa a palavra sonho parece algo distante e utópico. Mas você já parou pra pensar qual seu sonho?! Uma escritora que eu gosto muito escreve sempre sobre propósito (Sobre propósito e motivação), e de uma outra forma estou dizendo a mesma coisa: o que te motiva?! O que te faz brilhar os olhos?! Pelo que você vibra?! Muita gente se engana dizendo que o seu tempo já passou, que é difícil, que é absurdo, que as contas não permitem, que não vai trocar o certo pelo duvidoso. Não estou dizendo isso. Ninguém larga o emprego sem ter certeza de como ganhar a vida. Ninguém acorda um dia e decide ser superstar, ou masterchef. Mas será que pra realizar seu sonho não dá pra começar agora, onde você estiver, com os recursos que você tem?! Lendo a respeito, imaginando, traçando metas, reunindo habilidades e pequenas experiências. Eu vejo gente contando os dias pra se aposentar, como se a vida não tivesse mais a oferecer que uma cadeira de balanço pra ver a vida passar. Ou esperando a aposentadoria para realizar pequenos sonhos, viagens... Será que vivemos apenas para trabalhar, pagar contas e morrer?! Será que essa imaginação e inteligência que habitam nosso cérebro não são capazes de mais?! Se eu me usar como exemplo, você pode dizer que meu risco foi calculado, ok; mas eu tentei viver do meu sonho. Por 08 meses. Sempre adorei cozinhar, faço bolos desde os 11 anos de idade. Fiz cursos, li, sonhava com os cursos da Le Cordon Bleu ou da ALMA. Mas antes de arriscar tudo em um curso na França ou na Itália eu precisava saber se prestava pra isso. Ninguém me contou que cozinha não é só glamour: acordar cedo pra organizar ingredientes, limpeza, organização, entregas, receitas que dão errado, clientes que pedem coisas difíceis e clientes que desistem, portas que se fecham, e eu nem cheguei na competitividade de uma cozinha de restaurante. Vivendo isso entendi que precisamos nos colocar à prova, testar nossos sonhos na realidade, e também que os sonhos mudam. Ainda posso ser feliz cozinhando, mas talvez meu propósito nessa vida seja outro. Precisei literalmente colocar a mão na massa pra ver se eu era digna desse sonho. Entendi que não sou, pelo menos não na cozinha. Talvez meu propósito esteja antes da cozinha: produzir os alimentos para que sejam preparados, estou tentando ajudar as lavouras a crescerem em produtividade. Talvez um dia eu entenda melhor meu propósito e realize outros sonhos. Mas enquanto isso eu jamais deixo de sonhar, de imaginar como seria, e principalmente, de tentar. Porque conforme vamos sonhando, vamos tentando, vamos também criando uma realidade onde nossos sonhos sejam possíveis, onde as coisas que almejamos possam existir. Eu tenho sonho de ter uma casa bem grande, onde eu possa reunir família e amigos para festas de fim de ano. Você pode me lembrar, como este blog bem o faz, que eu não tenho nem paradeiro, eu moro mais em hotel do que no estúdio que eu alugo. Mas isso não me impede, por nenhum instante, de imaginar os detalhes da minha casa. Se vai dar certo, não tenho bola de cristal para saber. Só não posso desistir de acreditar que sonhos se realizam. Mas, por via das dúvidas, essa semana comprei um travesseiro novo, pois tenho coisas novas pra sonhar.

(Caso seus sonhos estejam adormecidos, não se preocupe. Às vezes as coisas precisam habitar dentro nós para formarem uma boa ideia:)





RESUMO DA SEMANA:

Santa Maria a Passo Fundo - 290 km
Passo Fundo a Campo Novo - 210 km
Campo Novo a Condor, Condor a Santa Maria - 120 km, 180 km
Santa Maria a Tupanciretã, Tupanciretã a Julio de Castilhos, JC a Santa Maria - 120 km, 40 km, 60 km

Mais um dia vai chegando ao fim...

... Nas estradas do RS...

... E a gente respira fundo, com a certeza da missão cumprida!




Comentários

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!