Nosso melhor tempo está por vir


Quase caí pra trás, quando, a algumas semanas atrás, minha amiga me questionou se eu sabia que “O tempo entre costuras” (da autora Maria Dueñas, publicado no Brasil pela editora Planeta, em 2009) havia virado série. Como leitora voraz, devorei o livro a uns anos atrás, durante a faculdade, e segui fã da autora, tendo comprado e também devorado “O melhor está por vir” (editora Planeta, 2012) e “Destino La Templanza” (editora Planeta, 2015). 
Os motivos que me levam a amar o livro talvez sejam diferentes dos da minha grande amiga, embora nós duas tenhamos muitos livros em amor comum, em grande parte nossos gostos literários divergem. Porém “O tempo entre costuras” costuma encantar qualquer um que o leia, pois a narrativa é completamente bem escrita, bem amarrada, com descrições que nos levam a passear por Madri, Tânger e Lisboa. É possível sentir o respirar das personagens enquanto costuram e sobrevivem às guerras. É possível sentir a dor da perda de Sira quando abandonada por Ramiro, as “inventices” de dona Manuela, a elegância de Rosalinda. Como apaixonada também por história, o livro me proporcionou entretenimento por muito tempo. E assim também o faz a série: todos os personagens estão ali, todos os nuances da vida de Sira, todas as voltas que ela dá até se reinventar. Sim, quantas vezes nós também precisamos nos reinventar para sobreviver?! Disfarçar o amor para que ele não nos traia em plena reunião de negócios?! Quantas vezes nos encantamos com uma nova arquitetura mesmo trabalhando tanto?! Sim, Sira é como qualquer mulher, que já sofreu, que já se iludiu por amor e que mesmo em perigo acorda a cada dia decidida a transformar os “não” todos que recebeu em “sim” da própria vida.
Não esperem de mim resenhas literárias ou cinematográficas. Posso convidar amigos que entendem melhor do tema para trazerem seus textos no blog. Mas posso, sim, falar dos livros que li e porque os amo, dos que li e não gostei e o porquê, e também dos inúmeros filmes que assisti e porquê alguns deles eu revejo sempre que posso. Por ora, estou encantada demais com a Sira Quiroga que Adriana Ugarte interpreta na série, e ainda no episódio 15, como se não soubesse que nossa personagem está disposta a contrariar o destino e ser feliz.

Capa do livro em português (editora Planeta, 2009)

Sira, Paquita e Ignacio, na Madri antes da guerra, nos tempos de simplicidade.

Sira em Tânger, interpretada por Adriana Ugarte
Sira, maravilhosa em seu retorno a Madri.



RESUMO DA SEMANA:

Santa Maria a Nova Palma, 78 km
Santa Maria a Caçapava do Sul, 102 km
Santa Maria a Alegrete, 245 km
(mas a semana ainda não acabou, em breve mais km)


E vocês, quais livros que viraram filmes e séries gostam?! Algum pra me indicar?! Já leram e/ou assistiram nossa Sira?! 



Comentários

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!