Suceso X Fracasso X Você


As teorias sobre até que idade nossa personalidade é formada divergem, mas todas envolvem um adulto referência, ou um contexto social. Personalidade seria, basicamente um somatório de valores, crenças, atitudes e tendências que cada indivíduo expressa e nos torna únicos, digamos assim. Somos um somatório genético de nossos pais, aliado da influência que sofremos do ambiente que nos circunda e como nos comportamos diante desse contexto social. Por mais que nos afastemos dessa influência ou neguemos nossa carga genética, ou tenhamos aprendido a nos comportar conforme o contexto social em que vivemos exige, ainda ouvimos em nosso subconsciente o conflito entre nossos desejos e as vozes dos adultos referência, da religião, dos professores ou de qualquer pessoa que tenha estabelecido conexão com a criança. Algumas outras teorias dizem que a gente trai nossa própria essência para obter “amor de mãe”, amor do adulto referência. E esse comportamento que aprendemos na infância, que nos dá acesso ao "amor de mãe", é repetido por nós ao longo da vida nos mais diversos contextos. Ou seja, para obter aprovação, amor, carinho, validação das pessoas que são importantes para nós, muitas vezes abdicamos de nossos desejos mais profundos. Por isso vemos pessoas frustradas com escolhas, porque cumpriram exatamente aquilo que a família almejava, mas negaram seu desejo sobre o que realmente queriam. Serve para profissão, relacionamentos, qualquer coisa. Fui muito questionada, e ainda sou, sobre a escolha da minha profissão, se foi pra agradar meu pai, e eu sorrio dizendo que “arroz tá no sangue”, porque eu mesma me questionei muito e por muito tempo, e entendi o que realmente minha escolha profissional representa pra mim, o que sinto em relação à terra. Porem não somos ensinados a nos questionar, a compreender o que realmente nos leva a determinadas escolhas, se buscamos através do medo ou do desejo. Não cumprir as expectativas que minha família tem pra mim não significa fracassar, porque eu não vim ao mundo para ser um fantoche, e sim protagonista da minha história. O que significa sucesso pra minha mãe é diferente do significado de sucesso para meu pai, e acho que meu significado de sucesso deve ser um pouco diferente deles. E está tudo bem. Tenho visto amigos pedirem demissão, trocarem de empresa mesmo que seja para ganhar menos, porém também com chefes que pressionam menos e cargos mais leves. Será que cumprem um chamado interno?! Será que cansaram de buscar e se conformaram?! Será que descobriram sua verdadeira vocação?! A resposta, cada um deve saber a sua. Mas acho que a definição que precisamos compreender primeiro é o que sucesso significa para cada um, e que esse significado sendo diferente, não é ruim, é apenas outra forma de o outro olhar a felicidade.


Sucesso, pra mim, tem inúmeros significados. Dia de sol e trabalho, por exemplo, sucessoooo!!


E para você, o que significa sucesso?! E fracasso?! Você está feliz com suas escolhas?! Não se esqueça: sucesso pode ser mais simples, nem tudo que reluz é ouro.

Comentários

  1. Profundo No!!!! As vezes me questiono as mesmas coisas. Acredito também que sucesso depende de cada ponto de vista, porém devemos buscar a felicidade.... Que também não é um destino, mas sim um CAMINHO!!! Paz e luz amiga!! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Legal esse texto Nonô. Vejo que algumas pessoas sempre acreditam ter certeza do que é o certo para os outros, só por fazer parte de um suposto senso comum.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!