Erros X Acertos X Aceitação



"Você não precisa ser perfeito para ser maravilhoso", em tradução livre.



Não é uma vida ruim, é só um dia ruim. Um dia de sol, fresco, um típico dia de férias. Mas eu acordei um pouco alheia ao mundo que me cerca, quieta, repensando todas as coisas que me aconteceram. Demissão, mudança de cidade, meu lar desfeito e as minhas coisas guardadas um pouco em cada canto do RS. E ao pegar a estrada de chão, a poeira tapou a visão clara das coisas e uma discussão quis julgar minhas decisões. Como se alguém que não viveu meus dias fosse capaz de compreender os motivos e razões que me levam a agir de uma forma ou outra. Como se alguém que não sorriu meus sorrisos nem chorou minhas lágrimas fosse capaz de avaliar o que eu sinto. Julgar não é ajudar. Apontar erros e defeitos não é ajudar. Ajudar é ouvir, amparar, aceitar. Mesmo que não seja o que você faria, mas é o que o outro fez, e por isso diz respeito ao outro, não a você. Lembra daquela palavrinha mágica, empatia?! Se você não consegue se colocar no lugar do outro, é melhor pensar bem antes de dizer “eu acho”. Você não precisa concordar, você pode apenas ouvir. 
As pessoas que são fortes a maior parte do tempo também se sentem desanimadas às vezes, também tem dias de duvidar de si mesmas. Mas está tudo bem, ninguém é forte o tempo todo. E nos dias de fraqueza é bom um abraço ou uma palavra amiga, uma palavra de força. Mas as vezes a gente encontra situações que parecem esgotar o quase nada de força que nos restou. Tem gente que transforma estranhos em amigos rapidamente, e gente que preferem transformar conhecidos em estranhos. E acho que parte da lição dos dias ruins é aprender a aceitar. Respirar fundo e aceitar. Aceitar que algumas pessoas não compreendem, não escutam, não ajudam. Aceitar que às vezes nossas fraquezas são mais evidentes que nossas forças. Aceitar que tem gente que prefere não ser amada. Aceitar que algumas lições vem mesmo quando não estamos preparados. Aceitar que somos humanos capazes de atos estúpidos. Aceitar que coisas que machucam hoje irão machucar menos amanhã. E depois de aceitar todas as coisas que parecem inaceitáveis nesses dias ruins, voltar a acreditar. O importante é acreditar que amanhã as coisas vão ser melhores, mesmo que as pessoas continuem sem compreender nossas motivações, a gente não pode duvidar do que sente, do que é, do que vai conseguir; não se pode desistir. Afinal, é só um dia ruim, não é uma vida ruim.


Comentários