Maternidade é sobre o outro


Eu sou rodeada de exemplos de boas mães. Minhas avós, minhas tias, minhas primas, minha mãe. Mas como santo de casa não faz milagres, foi observando uma grande amiga essa semana que eu tive uma grande revelação: maternidade é doação. Completa e absoluta a outro ser. Eu sempre quis ser mãe, desde que me entendo por gente. Eu amo crianças. Sou fissurada. Onde eu vejo fico igual uma boba olhando, quero pegar no colo. Tenho os nomes dos meus filhos já escolhidos. Já até decidi fazer produção independente se não tiver um companheiro legal pra isso. Mas tudo isso diz respeito ao que eu sinto, a satisfazer os meus desejos, e observando minha amiga e o filho eu me dei conta que maternidade é sobre o outro. Tudo é sobre o outro. Aquele outro ser que passa a ser o centro da vida da mãe. Minha amiga cria o filho com comidas naturais, sem televisão, sem celular ou alternativas digitais, como eu vejo atualmente em qualquer lugar. Tudo bem que ela tem ajudas diversas e dedicadas, e mora numa cidade que permite brincar na rua, mas mesmo assim. Ela pára tudo que estiver fazendo para atendê-lo. Ela se dedica integralmente a fazê-lo sorrir. Já convivi com outras mães jovens tão dedicadas quanto ela. Mas estar somente eu, ela e o bebê na noite dessa semana me fez enxergar tudo isso de forma ampliada. Eu me dei conta dessas coisas quando eu estava brincando com ele, mas ele largou a mim e o brinquedo e se agarrou nas pernas dela pedindo atenção, ela largou a louça que estava lavando para dar plena atenção a ele. E ela fez isso em mais de uma situação no decorrer da tarde e da noite. Foi encantador para mim observar isso e me dar conta de tantas coisas. Será que eu serei assim?! Será que eu carrego esse desprendimento de mim mesma para atender outro ser?! Espero sinceramente que sim. Espero que eu possa ser metade das mães que convivo, metade da Aline, da Taiane, da Marisa, da Elizete, da Lucélia, da Barbara, da minha Carlinda, e de tantas dedicadas mamães que eu conheço. Espero que eu possa ser melhor amiga dos meus filhos como minha mãe é a minha. Afinal, posso ter 30 anos, mas ainda quero colo da minha mãe quando algo dá errado, e assim como minha amiga, também larga tudo para me dar atenção.


<3


RESUMO DA SEMANA:

Santa Maria a Itaqui - 355 km
Itaqui a Santa Maria - 355 km


Comentários

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!