Sonhos à venda


(Mais de) 700 quilômetros da garagem de casa até a garagem de casa novamente, em 03 dias. Muitas, muitas cidades, entre destinos e passadas (adorei ver a ponte, finalmente, sendo utilizada no interior de Arvorezinha-RS). (Mais de) 7.500 passos. (Mais de) 06 ligações importantes. Saí em busca de oportunidades profissionais, com o coração leve por pegar a estrada de novo, e a mente a milhão repassando todas as experiências e habilidades que eram necessárias. Eu tenho por hábito não falar sobre as coisas antes de elas acontecerem, e mesmo sem saber direito aonde eu iria e o que iria fazer, eu recebi ajuda de todos os lados: amigas que ofereceram suas casas e repouso pelo caminho, dinheiro para gasolina de um tio, jantar na casa de amigos, orações e velas acesas em todo lugar, mensagens de carinho e força. Passei mais de 10 dias estudando: assuntos técnicos, além de tudo que passasse por meus olhos e tivesse a ver com carreira, oportunidade, emprego. E uma das coisas que eu li, fez muito sentido ao longo dessa viagem: “foco ao enviar seu currículo”, ou seja, não adianta enviar para todos os lugares, porque senão perde o sentido da busca, envie para aqueles lugares onde você realmente gostaria de trabalhar, de forma personalizada. Ok, na prática nem sempre funciona assim, na ânsia por recolocação a gente acaba recorrendo as indicações, envia para lugares que nunca havia pensado, e segue torcendo até para aquela vaga que não era bem a que a gente sonhava, mas, afinal, paga direitinho. Eu me questiono seguidamente: estou vendendo meus sonhos por um salário ou redescobrindo meus próprios sonhos?! Tantas certezas têm sido modificadas nessa busca, que até meus sonhos se confundem as vezes. Eu contemplo a paisagem e reflito: vale a pena deixar todo o resto de lado por um emprego, pela construção de uma carreira, ou preciso aprender a dosar melhor meu tempo, equilibrando a construção de uma carreira com a construção de uma vida com qualidade?! Questões que só o tempo me ajudará a responder.
Nessa busca por estudar assuntos relevantes me deparei novamente com a seguinte dúvida: onde buscar tais conteúdos relevantes?! Onde buscar opiniões verdadeiras, que tragam a realidade nua e crua, e não sucumbir às fake news que assolam nossa mídia?! Felizmente, esses anos de agro me ensinaram a questionar sempre criticamente: “a quem serve essa notícia?”/”quem ganharia algo com essa informação?”/”quem pagaria por isso?”. Essas questões me ajudam principalmente naquelas informações radicais, extremas e agressivas, que muitas vezes tem o intuito de destruir um setor. E busco sempre a opinião de pessoas relevantes para o Agronegócio para formar a minha própria, pois busco a opinião de pessoas que confio. Embora eu não goste de discutir política, é inevitável ler a respeito para me informar, pois todos os movimentos políticos afetam nosso agro, bem como clima, educação, e praticamente todos os assuntos, pois como vocês sabem, eu adoro linkar tudo que acontece com o agro! Dessa forma, deixo como sugestão aos amigos alguns links que acesso sempre e que de certa forma me “guiam” quando busco referências em assuntos:

Artigos (Notícias Agrícolas) - Gosto, principalmente, dos artigos do meu amigo, prof. dr. Marcos Fava Neves

Blog do Dejalma (Canal Rural) - Meu amigo pessoal, hoje o bambambam do agro tá falando em rede nacional, mas em 2016 eu tive o prazer de ouví-lo pessoalmente mais de 15 vezes, em 2017 mais umas 04 vezes...

Pensamentos dignos de tradução - Esse site traduz artigos e coloca pautas interessantíssimas!

Sci-Hub (Teses e artigos) - Infelizmente muitas pessoas denunciam e eles tem de mudar constantemente o servidor do país, mas aqui estão todas as teses e artigos científicos que a gente não consegue acessar normalmente (obrigada, de nada!).

AgroMulher - Nem sei por onde começar... Todos os assuntos que eu queria falar estão ali, a Vanessa conseguiu reunir gente competente e entendida para falar coisas que valem a pena! Fazer parte do grupo de mulheres do AgroMulher é meu assunto preferido aonde vou, porque encontrei gente que pensa como eu, defende o agro, gente que faz esse Brasil acontecer! 

Ainda poderia citar o Think Olga, o AGROLINK, além de matérias e textos interessantes que leio nos blogs das multinacionais, das cooperativas que eu atuei, jornais internacionais sérios, enfim... Acho que cada um pode ler o que quiser, mas mantendo sempre o senso crítico e o cuidado ao divulgar informações a esmo. Quando alguém me questiona "posso comer as cascas das frutas, não tem agrotóxicos?", ou "milho transgênico causa câncer?", ou "você entra na lavoura depois de aplicar veneno?!", eu respiro fundo e vou buscar palavras reconhecidamente fundamentadas para responder. "Eu acho", hoje em dia, não significa muita coisa, se você não fundamentar corretamente.


Olha a cara de feliz pegando a estrada de novo!!!!


Ninguém manda ficar me mandando foto pelo whats, posto mesmo: Dejalma e o piloto do dia! Ele, literalmente, está em todo o lugar! Aí, saindo da Bahia... Sucesso, meu amigo! Leva teu conhecimento para esse povo!


Ninguém manda ficar me mandando foto pelo whats, posto mesmo (parte 2): um amigo na fazenda de um amigo em Pântano Grande (RS), lugar lindo com destaque para a silvicultura.


Voltando pra casa.



RESUMO DA SEMANA:

Santa Maria a Anta Gorda - 270 km
Anta Gorda a Passo Fundo - 140 km
Passo Fundo a Santa Maria - 290 km



E vocês, estão mudando de sonhos ou fazendo seus sonhos acontecerem?! Estão buscando informações corretas aonde?! Contem pra mim, adoro conhecimento compartilhado! Ah, já que comecei esse post com números, vamos a mais um: (mais de) 11.000 acessos nesse blog. Será que estou feliz?! De alguma forma, o que escrevo está indo mais longe do que eu mesma. E semana que vem, vamos pegar a estrada?! Quem sabe... Vem comigo!

Comentários

  1. Bem colocado!
    Bem Pontuado!
    Escreve com a Alma!
    ♥️

    ResponderExcluir
  2. Adorei, como sempre muito informativo e muito leve e gostoso de ler! Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!