Você é do Agro?!


Um grande amigo me fez a seguinte pergunta: "Nonô, afinal, o que é ser Agro?!" 
Eu ri, porque parece simples, a gente é do Agro, ponto final. 
“Sem estereótipos”, ele disse. Hmmmm, complicou... Porque quando eu digo que sou do Agro, as pessoas instintivamente olham para os meus pés para ver se as botas estão sujas de barro. Mas ser do Agro é andar sujo de barro?! Onde está escrito que ser do Agro não permite andar de salto alto?! Ser do Agro é diferente de ser colono, caipira, sertanejo, matuto, caubói, bruto, rústico e sistemático. Na verdade quem é do Agro não se importa se for chamado assim, entra por um ouvido e sai pelo outro. Mas o pessoal urbano deveria repensar algumas coisas, principalmente quando chama alguém de forma pejorativa. Absolutamente todas as coisas ao seu redor são produtos diretos ou indiretos do agronegócio. A máxima “se o campo não planta a cidade não janta” nunca foi tão verdadeira! Mesmo quando vc come produtos industrializados, aquilo é feito com cereais, proteínas e gorduras produzidas no campo. Quando vc é vegetariano, vegano, carnívoro, fast-food addicted, não importa: Agro, Agro, Agro! Se vc se veste de roupa nacional ou importada, Agro! O papel na sua mesa, o combustível no seu carro, seus cosméticos, pasta de dentes, a inocente bala que você põe na boca... tudo agronegócio! Ah, o Agro é pop! Não, infelizmente nem tão popular assim, se você acompanha a mídia pode ver que os ataques não param. Somos acusados de degradar o meio ambiente, de não cuidar do transporte dos animais para exportação, de poluir, entre tantas coisas negativas. De novo, eu te convido a ir até a propriedade mais próxima e conhecer a realidade de quem produz: Horta, produção leiteira, frangos de postura, agroindústria colonial, fazenda de grãos.... Não vale ir só colher milho verde, vai lá e conversa com essa pessoa que acorda antes do sol nascer e dorme bem depois que ele se põe. Essa pessoa enxerga riqueza em coisas simples!
Ser do Agro é uma vocação e também uma escolha: a gente nasce com um sentimento de amor pela natureza, sente uma conexão com a terra, as plantas e os animais, mas também escolhe dar continuidade a isso, estudando e trabalhando. É uma escolha, todos os dias, acreditar e lutar para transformar em realidade as coisas que a gente acredita.
As pessoas nas estradas e na cidade que trabalham com logística também são do Agro, nos escritórios de economia, de planejamento e mercado, e empresas de beneficiamento também são do Agro. Todos aqueles que valorizam a produção genuinamente são do Agro. 
Eu nasci e me criei na cidade, indo para a lavoura mais nas férias de verão e algumas vezes aos finais de semana, mas sei exatamente cada esforço, cada pessoa envolvida, cada grão de terra, cada gota de água que demanda para produzir aquelas duas colheres de arroz no meu prato de todo dia!
Não importa a profissão que eu desempenhar, a estrada que eu transitar, eu me sinto do Agro.
Eu concordo que a gente deveria pensar em como mostrar para as pessoas que esse “tal” agronegócio é tão valoroso quanto a gente acredita!
Por exemplo, busco mostrar em meus textos que o Agro está presente no nosso dia a dia, que o Agro é tão simples que pode fazer parte da sua vida sem você se dar conta! No café que se toma de manhã, seja ele passado no coador ou nas cápsulas (o café brasileiro é tão bom que é exportado para outros países!), nas frutas, nas sementes de girassol e linhaça, no suco natural, nos bolos caseiros, nas saladas, na omelete, na polenta, no churrasco, no sushi (já se faz com peixes brasileiros e alguma produção de arroz especial já é feita aqui!), no vinho, no espumante, na cerveja (vai trigo, vai arroz, muito além da cevada!), nossa... Tem tanta beleza no Agro! Tem tanta riqueza! Gostaria que todos pudessem enxergar isso, e a forma que a gente encontra, eu e muitas pessoas que eu convivo no Agro, ou mesmo marcas de produtos e serviços, tentamos desmistificar esse universo. Tantas vezes quantas forem necessárias!
Uma marca pode significar muitas coisas, mais ou menos como a sua reputação significa para o seu caráter! O que você deseja mostrar?! Como você quer que as pessoas te vejam ou lembrem de você?!
Acredito que essência vale bem mais do que aparência, como naquela outra boa máxima que nos lembra que “a aparência abre as portas, mas é preciso competência para mantê-las abertas”. 
E geralmente, competência é advinda do conhecimento e experiência. Coisa que o pessoal do Agro cultiva bastante... E você, é do Agro?!


Tudo isso para contar para vocês que algumas coisas estão mudando por aqui, nessa nossa trajetória... Uma delas, é que agora temos uma marca, uma marca linda, que representa muito do que eu gostaria de expressar: que a Nonô é agro independente da estrada!




Espero que gostem!!!

Comentários