Cultivando pessoas

Falando em um programa de rádio, sentada ao lado do sr. Valdir Bündchen... Graças ao meu networking!

"Cultive todas as pessoas; as certas vão brotar". Parece uma pequena frase, certo?! É, pode ser, mas também pode ser a chave do seu sucesso. Com certeza você ouviu falar em networking, mesmo que não saiba exatamente o que significa; Networking é uma palavra em inglês que significa "capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou conexão com algo/alguém". Ah, claro... Mas você pratica isso?! Usa isso a seu favor?! 
Vou começar com um exemplo caseiro, é claro. Minha mãe é corretora de imóveis, mas é também uma pessoa muito comunicativa. Tanto, que ela faz amizades facilmente, e quando vende um imóvel pode indicar o melhor pintor, o melhor marceneiro... Não apenas porque ela se tornou amiga deles, mas porque ela conhece o trabalho deles e sabe que é impecável. 
Networking é mais do que usar seus contatos para pedir desesperadamente uma oportunidade, mas fazer com que essas pessoas conheçam o seu trabalho, conheçam aquilo que você é bom e possam falar bem de você na oportunidade certa. 
Vou perguntar de novo: você faz isso pelas pessoas?! Networking também é uma via de mão dupla. Eu faço muito isso, por várias razões. Uma delas é que sempre fui ajudada, ou indicada, se preferir. É muito difícil hoje em dia entrevistar alguém ou contratar alguém sem consultar um conhecido em comum. Então, sempre que posso, indico alguém cujo trabalho eu conheça, cujo caráter eu conheça. 
Por isso a importância de uma rede de contatos atualizada. Eu uso as redes sociais para isso, tenho amigos em muitos lugares distantes porque não me limitei a contato virtual, busquei a pessoa, trouxe pra perto, tentei me aproximar... Hoje sei quem são, sei como posso indicar e como posso contar com o trabalho dessa pessoa. E outra coisa, não adianta ter medo ou vergonha, tem que "meter a cara", se eu quero muito conhecer alguém eu vou atrás da pessoa, se não há como ser apresentada, eu peço licença e me apresento. Com educação e bom senso, porque não?!

Ouvindo o querido Francisco Vila, outro grande mestre que eu conheci indo atrás mesmo, e hoje é um grande amigo e faz parte do meu networking, porque conhece meu trabalho e meu empenho!

E você, cultiva seu networking? Cultiva as pessoas?! Conta pra mim! Vamos fazer parte do networking um do outro?! Tô esperando seu contato!


Comentários