Da Forquilha para o Mundo


Sabe quando palavras são insuficientes para descrever os momentos vividos?! Então, eu que sempre me achei boa com palavras, estou desde ontem tentando reunir as certas para descrever o que eu vivi ao lado dos meus compadres nesses dias em Marau.
Em janeiro, contei aqui que fui convidada para ser madrinha de casamento da Sheila e do Anderson. E assim, chegando perto da data, mais precisamente na quinta (dia 03/05), peguei o ônibus de Santa Maria a Passo Fundo para encontrar meus amigos. Um trajeto de 290 km que eu realizava em torno de 03 horas de carro sendo feito em 05 horas de ônibus (uma galinha bate as asas na estrada o motorista pára). Mas nada é empecilho quando a gente tem um objetivo. Cheguei em Passo Fundo, a noiva estava pacientemente me esperando para irmos buscar presentes e tudo mais. 

Tive a honra de me hospedar na casa recém reformada dos noivos, e participar de momentos muito especiais. Na quinta mesmo eles me levaram para conhecer uma produção de cogumelos! Eles sabem que eu adoro conhecer coisas novas, e ainda mais coisas do agro, que ajudem a mostrar a importância e a valorização da nossa atividade. Assim, conheci a Carla, esposa do Flávio, que estudou e buscou muitas referências para criar as condições perfeitas de cultivo em casa. Cogumelos precisam de temperatura e umidade controladas o tempo todo, e eles assim o fazem. Depois, chegar em casa e degustar um risoto feito pela comadre com os cogumelos de lá, foi ainda mais especial. Também fui agraciada com toda a produção de vinhos do pai do noivo: vinho de laranja (licoroso), vinho tinto e vinho branco. Tratamento VIP, né!

Cogumelos em crescimento. Em torno de 02 ou 03 dias eles crescem e já dá para cortar!

Esses já estão no tamanho de corte!

Risoto e vinhos caseiros, delícia!

Na sexta, além de auxiliar a noiva com a digitação dos convidados e mesas, e escolher as fotos para o telão (olha a responsabilidade da madrinha aqui), eles me permitiram viver uma experiência muito rica: fui ajudar as tias e parentes a fazerem as sobremesas da festa! Eu me senti em um filme, todas aquelas pessoas trabalhando juntas, conversando, sorrindo, se ajudando; éramos em torno de 08 pessoas fazendo sobremesas, mais alguns ajudantes servindo chimarrão, água e frutas para as confeiteiras! Aprendi novas receitas, aprendi a arte de fazer fios de ovos (é uma coisa que ninguém mais faz! Praticamente um patrimônio cultural imaterial da cozinha!), foi simplesmente maravilhoso! Depois tivemos ensaio da entrada dos padrinhos, ensaio da dança dos noivos... O tempo todo conhecendo gente nova, e tendo a certeza do quanto esses amigos são especiais, pois reúnem ao seu redor somente pessoas tão especiais quanto eles.

Tia Rita: livro de receitas na cabeça, ela era a "mandante" da cozinha, extremamente atenta a todos os pratos sendo feitos e coordenando quantidades "mais merengue, tapa todo esse prato, mais molhada essa bolacha..."

A alegria da gringa!

Meus afilhados (a)provando o chantilly
Sábado, então, era o grande dia: a noiva calma, o noivo pilhado, salão de beleza, champagne, maquiagem, muito agito, o tempo passou voando... Foi emocionante! Tive a certeza de que o amor é uma escolha: é preciso escolher todos os dias a pessoa que se ama e cultivar valores como casal para que as coisas funcionem! Não existe relação perfeita, existe a relação que as pessoas escolhem se tornar melhores juntas! 

Energizando o buquê que seria jogado às convidadas... Mas não adiantou, não peguei.

Produção do salão Tesser, de Marau.

Vestido by Vestidaria SM

Foi tudo tão maravilhoso que não tenho foto com os noivos no meu celular durante a festa... Não deu tempo!

Me surpreendi muito, pois os pais dos noivos juntos dançando até o final, até brinquei com eles que não sei se meus pais aguentariam o pique, e ganhei como resposta a promessa de que eles estarão comigo até o final quando eu casar (só falta um detalhe: eu encontrar um noivo, hahaha).
No domingo, ainda fizeram churrasco, e passamos o dia entre descansar para recuperar as energias e lembrar os momentos maravilhosos da festa e do final de semana! Quando vi, já era hora de voltar...

Dificílimo me despedir dessa gente querida: em 03 dias me abriram a casa e o coração!!!

Não deu tempo de conhecer toda a propriedade, até porque só tinha pastagem de inverno plantada... Mas deu tempo de uma foto com as mimosas antes da ordenha! 

O nome do post "da Forquilha para o mundo" é uma referência da localidade onde a propriedade deles está situada, a Forquilha, e uma brincadeira do novo sobre nossa amizade ter começado com uma brincadeira sobre blogs! Ele dizia que o blog dele seria "da Forquilha para o mundo" e fez tanta piada que o "Nonô na estrada" quase ficou ofuscado... Mas no fim ele não fez blog e só aparece aqui como coadjuvante. Mas na propriedade da família, o avô, o João (pai do Anderson) e o Anderson tocam a propriedade em gestão compartilhada, ou, co-gestão, uma das coisas que aprendemos juntos em Sucessão Rural. Embora a propriedade tenha começado com o avô, passado pelo pai, hoje eles respeitam a opinião do Anderson, que busca sempre mais e mais conhecimentos para agregar na propriedade.
Conhecer estas famílias e a forma com que trabalham é uma grande alegria para mim que sou uma entusiasta do assunto e das riquezas do Agro!



RESUMO DA SEMANA:
Santa Maria a Passo Fundo - 290 km
Passo Fundo a Marau - 30 km
Marau a Forquilha - 16 km
da Forquilha para o mundo!


Comentários