Pátria amada, Brasil




Quem assiste a programação da tv aberta já ouviu pelo menos algum dos muitos vídeos exibidos sobre o Brasil que queremos, ou até mesmo recebeu no aplicativo de mensagens alguma sátira sobre o que se deseja do país.
Talvez muitos ao lerem meus textos me achem idealista, ingênua até, por acreditar que ainda existe jeito para esse país. Mas eu acho que não sou a única. Conheço muita gente que não só acredita, como trabalha por esse país. Então, decidi refletir sobre o Brasil que eu quero... Eis minha contribuição:
O Brasil que eu quero é um país onde todas as crianças tenham acesso à educação básica de qualidade, em escolas com condições de atendê-las com conforto, merenda decente (porque às vezes é a melhor refeição que essa criança faz), com professores com boa formação e dedicados, e que estes recebam salário digno para educadores e mediadores do conhecimento.
O Brasil que eu quero é um país onde as pessoas sejam atendidas com dignidade e não morram em filas esperando atendimento médico, que não falte medicação nem instrumentos e muito menos salário aos profissionais que ainda se dedicam a socorrer a saúde pública; que as pessoas recebam atendimento humanizado sejam quais forem suas dores, físicas, mentais ou espirituais.
O Brasil que eu quero é um país onde o tráfico de drogas não seja maior que a segurança pública, que os profissionais de segurança recebam treinamento e salário adequados e sejam em número suficiente para que a população se sinta segura. 
O Brasil que eu quero é um país que valorize a ciência e a academia, que aqueles que trabalham pelas descobertas e inovações recebam mérito por isso e não tenham seu trabalho interrompido por falta de materiais ou apoio financeiro.
O Brasil que eu quero é um país com estradas em condições satisfatórias de rodagem, onde o motorista gaste menos com manutenção e pedágio e mais em parar para admirar a paisagem ao longo desse imenso país tropical. Que as estradas que escoam a produção tenham mais segurança para os motoristas.
O Brasil que eu quero é um país sem tantos impostos e burocracias aos empreendedores, com leis mais justas a quem ainda se atreve a arriscar numa economia tão incerta. Mas que as leis sejam aplicadas a todos igualmente.
O Brasil que eu quero é um país que valorize a produção primária e o produto interno, que valorize o arroz, o feijão, o frango, o leite, o trigo, o algodão, a soja, o milho, o porco, a cana, o açúcar, a laranja e hortifrutis em geral, e todos os produtos nacionais, e eles sejam oferecidos a população com preço condizente ao preço de produção, sem que o produtor seja lesado. Que haja mais informação sobre como se produz e menos acusação sobre como produzir.
O Brasil que eu quero é um país com respeito ao meio ambiente, por parte das cidades e dos cidadãos, principalmente, e entendimento quanto ao que se faz no campo, compreensão de que aqueles que produzem são os mais interessados em preservar e assim o fazem.
O Brasil que eu quero é um país sem corrupção, sem caixa dois, sem lavagem de dinheiro, sem "jeitinho", sem propina: que as pessoas recebam o que é justo pelo trabalho que fazem, sem regalias excessivas, sem privilégios, entendendo que tudo que é ganhado sem trabalhar foi pago por alguém que trabalhou o dobro, não existe almoço de graça.
O Brasil que eu quero é um país que incentive a cultura, o turismo, as artes nacionais: tudo que produzimos tão lindamente e não sabemos valorizar por achar que o que vem de fora é melhor.
O Brasil que eu quero é um país onde as pessoas leiam e reflitam antes de julgar, opinar e atacar. Aliás, no Brasil dos meus sonhos todos teriam uma hora ao dia para se dedicar à leitura e isso contaria como hora de estudo e hora de trabalho, pois é impossível ser melhor cidadão e melhor profissional sem aperfeiçoamento.
Por fim, o Brasil que eu quero é um país onde as boas ideias consigam ir adiante, onde os vizinhos continuem conversando e sendo gentis, onde as feiras de rua se proliferem, onde as crianças possam brincar na rua sem medo, onde o esporte seja motivo de união e comemoração, onde o samba seja uma dança alegre, onde os animais não sejam maltratados, onde todas as religiões sejam respeitadas, onde haja espaço para todas as tribos conviverem pacificamente. Tomara que o Brasil que eu quero seja o Brasil que mais gente queira também, e a gente construa juntos esse novo Brasil daqui para frente.



Comentários