Até logo, Santa Maria



A ideia do blog surgiu como uma forma de contar para as pessoas queridas por onde eu andava, já que eu tinha que explicar muitas vezes porque naqueles dias eu estava em São Paulo, ou no interior de Santa Catarina para a família e amigos. Surgiu, então, a ideia de fazer um blog, e escrever aonde eu estava, com quem, o que fazia... 99% das minhas viagens eram a trabalho, mas sempre fiz com que meus trajetos e estadias contemplassem algo a mais, me permitindo conhecer lugares e pessoas além do meu trabalho.
Quando fui desligada da empresa, em novembro de 2017, me questionei se deveria continuar com o blog, afinal, eu não iria mais fazer meus muitos quilômetros diários, não faria agenda para o rodar todo os RS em 14 dias, nem sequer teria carro, já que havia vendido o meu e usava o da empresa... Mas decidi continuar, porque eu amo escrever, e também porque minha curiosidade sempre me leva a descobrir coisas novas mesmo dentro de minha própria cidade. Sim, eu estava retornando para "minha" cidade, Santa Maria, que desde os meus 14 anos me abrigou, e entre tantas idas e vindas continua me abrigando. Aqui tenho família, amigos, amores, fé renovada, aconchego. Em cada esquina dessa cidade tenho uma história, uma lembrança, uma lágrima ou um sorriso. 
Estudei num colégio particular, participei da famosa gincana, me fantasiei para o tradicional convite de formatura; fiz cursinho pré vestibular, frequentei o Absinto (Hall, Pub, Arena, entre outros), o Macondo, o Corujão, o Eventual, a Ballare, em épocas que sair a noite à pé pelo centro era não apenas normal como saudável; aprendi a pegar ônibus para Camobi, caminhei rezando nas romarias da Medianeira; atravessei a rua para cursar Administração no prédio da antiga reitoria, tive dúvidas sobre o que fazer, fiz outro vestibular, cursei Agronomia, recebi meu trote no parque Itaimbé e depois fomos beber na praça; encontrei meu lugar no mundo, aprendi a organizar as melhores festas no centro de eventos;  quanta ansiedade para ir nas festas do Azar quando a gente mesmo customizava as camisetas e não era esse desfile insano de estilistas, era pela festa com bebida liberada mesmo e pelos amigos. Quando me formei na faculdade, voltei para Itaqui para trabalhar, voltei novamente para Santa Maria, trabalhei, tentei empreender, fui trabalhar em Passo Fundo, e então retornei. Santa Maria parece uma cidade grande para quem vem do interior, mas em duas semanas já se anda por tudo à pé, já se sabe para onde ir, já se reconhece as pessoas na rua. Parece um texto nostálgico, e é mesmo. É uma ode a essa cidade que se situa no coração do Rio Grande, e é como um grande coração de mãe: sempre cabe mais um. Estou, mais uma vez, indo morar em outra cidade, deixando em Santa Maria mais algumas lembranças, família e amigos, para ir viver novas aventuras e desafios na capital. Mas no meu coração eu tenho uma certeza: em algum momento, eu volto pro coração do rio grande, pois de Santa Maria a gente nunca se despede em definitivo.

E vc, conhece Santa Maria?! Também já foi e retornou para algum lugar?! Conta pra gente! E não esquece, vem comigo, vamos pegar a estrada novamente!

Comentários

  1. Boa sorte Nonô nessa nova etapa da tua vida! Que a Capital traga tudo de bom pra ti... é apenas um até logo SM mesmo! Pq tu sempre vai voltar para SM! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mesmo nascendo em SM acabei sendo criada em outra cidade da região. Mas conheci muito pelas indas e vindas de carona do EAF de São Vicente do Sul. Além das tentativas de entrada no vestibular de Agronomia da UFSC. Mas hoje longe do RS a alguns anos, retorno para região e vejo infelizmente um lugar um pouco parado no tempo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!