Um papo sobre RH



Essa semana eu caí na estrada novamente! E com um roteiro extenso, viajando com uma pessoa que trabalha com Recursos Humanos foi inevitável falarmos sobre esse tema ao longo da conversa. Muitas empresas estão passando por readequações em tempos de crise, cortando gastos de todos os tipos, incluindo pessoas. Porém outras, na contramão, estão investindo no desenvolvimento dos profissionais, pagando sessões de coaching, revisando processos, trazendo profissionais reconhecidos por sua atuação para formar um time... Muitas empresas investem somente em atrair o cliente, em proporcionar experiências para o cliente e esquecem de fazer o tema de casa, cultivar sua equipe.
Coachings de carreira falam muito em alinhamento de expectativas, que nada mais é do que falar sobre o que se espera do profissional na posição que ele ocupa e o que ele espera da empresa ao entregar o esperado. Não se trata apenas de salário no final do mês. Se pensarmos que passamos tanto ou mais tempo em nosso trabalho do que com nossa família, precisamos nos dar conta que a empresa em que atuamos é nossa "segunda casa", e precisamos cuidar dela como cuidamos de nossa casa. Não se trata de consertar paredes, mas de alinhar com as pessoas desse ambiente a convivência e atitudes que irão garantir o melhor desempenho.
Empresas que investem no bem estar do funcionário são as empresas que enxergam benefícios nessas práticas; logicamente, por compreender e comprovar que o funcionário que trabalha comprometido trabalha melhor. Como na pirâmide de Abraham Maslow, sobre hierarquia das necessidades, como eu sempre digo para exemplificar, "uma pessoa com fome ou passando frio não consegue ser altruísta, fazer o bem para o próximo".
Então a principal questão é: antes de definir estratégias para alavancar as vendas, quais são as estratégias para aprimorar o capital humano?! Quais são as estratégias para que as pessoas vistam a camisa da empresa e trabalhem motivadas?! Eu não sei todas as respostas, mas desconfio que começa com alinhamento de valores. Identificar os valores da empresa e mostrar para as pessoas, para que elas se identifiquem, ou como dizemos bastante, "vistam a camisa da empresa". Depois o alinhamento de expectativas, onde se define o escopo da função, e assim por diante. E não, não se trata apenas de empresas urbanas. As fazendas, ou empresas do meio rural, também precisam pensar dessa forma, ou correm o risco de saírem do mercado por não se profissionalizarem.

E você, já pensou sobre isso?! O que você pensa sobre Recursos Humanos no meio rural?! Me conta!


RESUMO DA SEMANA:

Porto Alegre a Ijuí - 397 km
Ijuí a Santo Ângelo - 52 km
Santo Ângelo a Giruá - 35 km
Giruá a Independência - 30 km
Independência a Ijuí - 65 km
Ijuí a Porto Alegre - 397 km

Ufaaaa, cair na estrada é bom, mas voltar pra casa é sempre ótimo! E aí, já estão participando do sorteio?! Corre que amanhã é sorteio de duas cuias personalizadas "Nonô na estrada", lá no Instagram! Bom final de semana!

Comentários

  1. Isso aí...concordo que as empresas têm que valorizar seu time para que a entrega seja mútua.

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